1. Quais são as dimensões e os requisitos de espaço para o sistema de geração de peróxido de hidrogênio?
As dimensões padrão do equipamento são 11,4 m*2,1 m*2,5 m, com uma estrutura montada em skid que ocupa uma área de aproximadamente 25 metros quadrados. O equipamento precisa ser instalado em ambientes internos.
2. Quais são os requisitos de entrada para o sistema de geração de peróxido de hidrogênio?
Água pura, eletricidade, oxigênio, água de resfriamento circulante e solução alcalina.
3. Qual é o princípio de reação do equipamento? Quais são as reações catódicas e anódicas? O gás hidrogênio é gerado? Por que ele é chamado de peróxido de hidrogênio alcalino? Qual o papel do álcali? Por que é dito que o álcali não é consumido?
Em condições alcalinas, o oxigênio e a água são reduzidos a peróxido de hidrogênio no cátodo, enquanto os íons Na+ migram do ânodo para o cátodo através de uma membrana de troca iônica, formando hidróxido de sódio. A reação catódica determina a razão fixa na qual o hidróxido de sódio e o peróxido de hidrogênio são gerados, com uma razão teórica de fração de massa de hidróxido de sódio para peróxido de hidrogênio de 2,35. O hidróxido de sódio é oxidado em oxigênio e água no ânodo. OH- é consumido no ânodo e uma quantidade igual de OH- é gerada no cátodo. Portanto, o hidróxido de sódio não é consumido no sistema geral de reação. O hidróxido de sódio serve como um solvente transportador para o peróxido de hidrogênio, que é produzido na saída do cátodo, formando um agente de branqueamento avançado para processos de branqueamento de celulose. O hidróxido de sódio ajuda a melhorar a condutividade e a reduzir o consumo de energia. O processo de reação eletroquímica específico é:
Reação catódica: O₂ + 2H₂O+ 2Na+ + 2e- → H₂O₂ + 2NaOH (peróxido de hidrogênio alcalino)
Reação anódica: 2NaOH → 1/2O₂ + H₂O +2Na+ + 2e-
Reação líquida: 1/2O₂ + H₂O → H₂O₂
4. Quais são as saídas do sistema de geração de peróxido de hidrogênio? Qual é a proporção de álcali para peróxido de hidrogênio na solução de branqueamento? A proporção é fixa?
O equipamento produz uma solução mista de álcali e peróxido de hidrogênio em uma certa proporção. A reação do cátodo determina a proporção fixa na qual o hidróxido de sódio e o peróxido de hidrogênio são gerados, com uma proporção teórica de fração de massa de hidróxido de sódio para peróxido de hidrogênio de 2,35. A proporção é relativamente fixa, mas pode ser ajustada dentro de uma certa faixa.
5. Qual é a faixa de ajuste da concentração de peróxido de hidrogênio?
A concentração pode ser ajustada entre 0,5% e 5%, que é ajustada através da quantidade de reposição de água e temperatura operacional do equipamento. Se não houver requisitos especiais, geralmente fornecemos peróxido de hidrogênio com uma concentração de 3-3,5% aos clientes.
6. O sistema de tratamento de peróxido de hidrogênio aumentará a incrustação?
7. Qual é a temperatura operacional para a operação do equipamento de geração de peróxido de hidrogênio? Temperaturas extremamente altas ou baixas no inverno ou no verão afetarão a operação do equipamento ou levarão ao congelamento ou aumento do consumo de energia?
O sistema de geração eletrolítica de peróxido de hidrogênio vem com uma estrutura montada em skid que precisa ser instalada em ambientes internos. A temperatura operacional do sistema deve estar entre 4-40 ℃, e a umidade relativa não deve exceder 60%. Durante a operação do equipamento, a temperatura da pilha elétrica e da solução é de 45 ℃. Para garantir uma operação estável do equipamento, considerações adicionais precisam ser feitas para as temperaturas do material na entrada e saída dos dutos:
- A tubulação para a solução alcalina de 32% deve garantir uma temperatura de solução de pelo menos 15 ℃. Caso contrário, aquecimento e isolamento são necessários.
- A tubulação de água deve garantir uma temperatura acima de 4 ℃. Caso contrário, aquecimento e isolamento são necessários.
- A tubulação de peróxido de hidrogênio alcalino deve garantir uma temperatura acima de 10 ℃. Caso contrário, aquecimento e isolamento são necessários. Requisitos específicos precisam ser determinados com base nas condições específicas do local do projeto.